terça-feira, janeiro 10, 2006

 

10.01

Hoje fazia anos o meu pai. Há 2 anos ainda fez os 90! Estava feliz, muito bem-disposto, os olhos mais azuis do que nunca, cheios da luz da terra que ele tanto amava e que sabia ter visto, cheirado, sentido pela última vez, num presente de Natal muito ansiado. Apagou as velas 2 vezes porque, com a excitação, o fotógrafo atrapalhou-se... e fartou-se de rir. Cheio da fleuma que se vangloriava, nos seus deliciados exercícios de auto-promoção, de possuir.

Hoje faz um ano o Afonso. É uma criança adorável. De sorriso permanente. Só chorou que nem um bezerro desmamado uma vez que a mãe o deixou cá em casa para ir, num rápido, fazer umas compras ao supermercado. Estava a dormir que nem um anjinho... ainda antes da Bifa sair do elevador, desatou mum berreiro, num espernear... Fiquei quase em pânico. A sentir-me impotente, incompetente, inútil, dispensável. Só a Ana conseguiu acalmá-lo, porque se sentou com ele na varanda, pernas rechonchudas ao léu, a fazer bicicletas ao sol. Esse episódio fez-me pensar, mais uma vez, na enorme responsabilidade que é ser mãe. E no esforço que acarreta. E no sacrifício inerente. Não sacrifício no sentido de fazer coisas contra a vontade. Sacrifício no sentido de dádiva, entrega. E essa realidade faz-me ter um imenso respeito pelas mães e pelos pais e uma admiração sem medida pela sua capacidade. Agora, imaginem o que penso acerca duma mãe que, independentemente das ajudas que possa ter, de todo o amor e solidariedade de que possa estar rodeada, assume a maternidade a sós, com tudo o que isso implica, todas as responsabilidades, todas as horas (bem, mal e não dormidas), todas as decisões, o "peso" de ser o mundo inteiro para o filho...

Às vezes apetece-me dar-te uns açoites. Sem legitimidade nenhuma, claro está. Que da tua vida sabes tu e mais ninguém... Mas hoje quero dizer-te que te admiro muito. E que gosto muito de ti. E que fico muito contente por nos quereres por perto. De ti e desse menino adorável que soubeste esperar.

Comments:
Concordo, especialmente, com a parte dos açoites!... :)
O resto só conseguiria dizer num abraço apertado à miúda!... ;)
 
só consigo escrever que tenho as lágrimas a cair em catadupa!!

beijos a ti que amo de coração, à Ana que de coração amo e a essa miúda que comentou aí em cima que também estão tão dentro do meu coração!
 
olha lá ó Bifa, não deixes que a emoção te baralhe.
tu de mim não gostas, já não te lembras???
que coisa!!
 
pracaso e só porcausadascoisas, de ti até que gosto mas a aNa que eu amo é a outra :)
 
Como é bom saber que o pirralho tem uma amiga tão linda, oh MariadaiaNa. Abraço apertadinho e bjinhes
 
O peso de ser o mundo inteiro para o filho.. Amei essa frase.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?



eXTReMe Tracker