segunda-feira, maio 14, 2007

 

ENQUANTO ME LEMBRAR

Eu já sabia. A memória é um bem precioso. Exagerada como sou, com esta minha tendência para me deixar incendiar de paixões, apetece-me dizer que é o bem mais precioso. É o que nos preserva, o que nos mantém, o que nos permite a transcendência, a vitória sobre a corruptibilidade da carne. Li algures que ninguém está morto enquanto houver dele memória. Fez-me sentido mas faltava-me sentir. Da maneira que se sente quando se vive.

Tive essa sorte. Há dias, o meu sobrinho mais novo, que me enche o coração de ternura desde que o vi nascer, que (por isso) me tolda o discernimento ao ponto de lhe permitir a satisfação de todos os caprichos, deu-me a enorme graça de viver um daqueles momentos que nos transformam. Nunca conheceu a avó E., minha mãe. Nasceu apenas 7 anos após a sua morte, faz agora 11 anos. Já o tinha ouvido a falar dela, reconhecendo-a nas fotografias, curioso com a forma como morreu. Comportamento normal, para uma criança muito viva e interessada por tudo. Do que eu não estava à espera era da ligação que ele soube estabelecer com ela. Que só pode ter nascido do quanto nos lembramos de como foi a nossa mãe, a sogra da minha cunhada, a avó dosmeus sobrinhos. E, de cada vez que isso acontece, presentificamo-la. No espaço e no tempo em que estamos vivos. E ela fica também. Só assim se explica que, uma destas noites, ainda sentados todos à mesa do jantar, o J. tenha resolvido "tifonar" à avó E. para lhe dar conta das novidades familiares, das viagens do pai, do nascimento do novo bebé. E que tenhamos todos acabado ao telefone, sorriso nos lábios, vozes um pouco (mas muito pouco) trémulas, a falarmos para o céu.

Comments:
nem sou dests coisas, mas este post comoveu-me e fez-me desejar ter alguém que me empurre dessa mesma maneira para o telefone...
 
Esta Maria... razão tem a minha lu, que diz que não pode vir aqui que a pões a chorar que nem uma madalena. Portanto a palavra de ordem é recordar, certo? :)
 
Tão lindo!!!!!
beijocas

Nota: Não esquecer de pra próxima fazer pedido especial ao S. Pedro!
;)
 
Muitos parabéns, Mariazinha!
 
nem mais, como podemos dizer que alguém está morto quando está tão vivo dentro de nós! Adorei esta partilha, também me pôs com as lágrimas a cair...mas adorei na mesma...espero que o meu sobrinho tenha a sorte dos seus, no que depender de mim, vai ter...sempre a minha mãe e mãe da mãe dele, a Avó Viva...! Obrigada Maria Carolina :)
 
A lover encaminhou-me para aqui e... só pode dizer que fiquei de lágrima ao canto. Porque sei o que tu sentes, a lover sente e eu sinto... a dor da mãe que partiu.

Bj na dor*
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?



eXTReMe Tracker